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SEO: Como escrever um texto otimizado

Uma das principais estratégias para quem deseja receber mais visitas em seu site é ter um blog devidamente alimentado em seu site. Entretanto, artigos de qualidade, mas fora das normas de SEO, não garantem novos usuários em seu site. É preciso redigir para a busca do Google. Confira abaixo o check-list necessário para criar um texto otimizado para SEO:


Escreva em torno das palavras-chave e preposições:

Faça uma lista contendo as keywords que deseja trabalhar com seu texto e redija-o em torno delas. Outra dica relevante, é incluir também termos de buscas relacionadas ou similares.

Redigir um título para SEO:


O título do seu texto deve ficar entre 55 e 67 caracteres. Para que toda sua extensão apareça devidamente no buscador (SERP), é recomendado que o título tenha no máximo 60 caracteres.

Pesquisas de comportamento do usuário on line, mostram que leitores tem o foco da sua leitura nas três primeiras e três ultimas palavras. Portanto, para criar títulos mais atraentes, mantenha as principais palavras-chave que deseja ranquear no início e no final do título.


É cada vez maior o número de pessoas que procuram informações na web através de perguntas, por exemplo: "Como redigir textos otimizados para SEO?". Faça uma pergunta e use seu texto para respondê-la.

A importância de organizar seu texto em subtítulos

Massas de textos desorganizadas são sinônimos de altas de rejeição para o seu site. Facilite a vida do seu leitor dividindo seu texto por subtítulos e sessões. Desta forma, você facilitará a leitura dinâmica e organizará o conteúdo do seu artigo. Uma média interessante é a cada 500 palavras utilizar, pelo menos 3 subtítulos.

O ideal é que sejam sequenciados, numerados ou não, mas sempre no infinitivo. Exemplo: "Como redigir um título para SEO".  Para que eles sejam eficazes, é preciso:

# que estejam padronizados; # usar no máximo 6 palavras; # não entregar todas as informações que serão debatidas no tópico.

Como dispor os parágrafos do seu texto:

Uma das maiores escritoras da atualidade, J. K: Rolling (autora da série Harry Potter), vendeu milhares de livros com parágrafos curtos e objetivos. Quando partimos para web, o tempo de leitura deve ser mais rápido ainda.


O texto deve ser objetivo e de fácil entendimento, Portanto, o ideal é que sejam curtos, com cerca de 50 palavras e 4 linhas. Além disso, textos entre 300 e 600 palavras são melhores ranqueados pelo Google.


Insira imagens e Links


Outro ponto relevante é inserir imagens e nomeá-las com a keyword principal eleita. Desta forma, você garante uma boa performance também na busca de imagens.


Cada artigo deve conter pelo menos três links que direcionem para outros textos de seu blog. Assim, o leitor passará mais tempo navegando através das páginas do seu site.

Ferramentas de SEO para construir textos :

Ferramenta avaliadora de túitulos: -> https://comunidade.rockcontent.com/avaliador-de-titulos/ Descubra as palavras-chave ideais para o texto >>  https://keywordtool.io Controle a quantidade de caracteres dos parágrafos do seu artigo >>https://www.invertexto.com/contador-caracteres Cheque a qualidade do seu texto de SEO >> https://www.seoreviewtools.com/content-analysis/


Clarice Coelho

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