• CDC Marketing

Qual a melhor plataforma para o meu e-commerce?

Trabalho com consultoria de e-commerce há quatro anos e uma das perguntas que escuto quase que diariamente é “Qual a melhor plataforma de e-commerce do mercado?”. Como tudo na vida, posso responder que todo e qualquer absolutismo é problemático. Como diria nosso amigo Newton “Tudo nessa vida é relativo”…

Brincadeiras à parte, de fato não existe uma plataforma que sozinha fará sua loja virtual faturar horrores. O empreendedor que deseja tornar-se um case de sucesso deverá ter em mente que para cada modelo de negócio há possibilidades mais ou menos interessantes (com prós e contras), e é neste sentido que deve orientar–se na hora de escolher uma plataforma para sua loja virtual. Pensando nisso, separei algumas questões importantes para serem levadas em consideração. Confira:



  1. Quantos produtos pretende-se disponibilizar para venda na plataforma? A quantidade de produtos pode ser um fator determinante na hora de escolher uma plataforma. Normalmente lojas virtuais com mais de dois mil e quinhentos produtos são classificadas de forma diferenciada pelo mercado, entrando em planos mais sofisticados e robustos.

  2. Com quem falamos? Trata-se de um negócio B to B, B to C ou ambos? Lojas que trabalham tanto B to B quanto B to C costumam precisar de múltiplos acessos, funcionando como lojas virtuais distintas em uma só, é preciso então ficar atento para plataformas que contenham esta funcionalidade.

  3. Pretende-se fazer uso de Marketplaces como canais de venda? Com o boom dos MarketPlaces (grandes shoppings virtuais da internet), tem saltado aos olhos de milhares de empreendedores virtuais que desejam ter seus produtos expostos em grandes vitrines como C Nova, B2W, Wallmart, Mercado Livre, Kanui, etc.. Entretanto, um dos pré requisitos essenciais para que esta parceria de fato ocorra é estar em uma plataforma que realmente seja capaz de integrar com os MarketPlaces almejados.

Por fim, recomendo que antes de escolher sua plataforma, o empreendedor faça um levantamento a fundo de todos os pré requisitos e funcionalidades que gostaria que sua loja virtual tivesse. No mundo das plataformas de e-commerce “nem tudo o que reluz é ouro”, portanto recomendo que o empreendedor, vá além das divulgações de comerciais realizadas em cada site de cada plataforma, e solicite “demos” àquelas que acredite que o podem atender. Lembrando que podemos fazer uma analogia a uma boa escolha da plataforma de e-commerce à escolha de um carro. Ainda que o gestor da empresa opte pela plataforma mais adequada (carro/plataforma), somente esta escolha não será decisiva para que chegue a seu destino. Entram aí também outros fatores como o combustível do carro/link patrocinado e a habilidade do motorista/boa estratégia ao dirigir-se até seu objetivo.

11 visualizações
  • linkedin cdc marketing
  • instagram cdc marketing
  • facebook cdc  marketing
Receba nossas novidades
  • instagram cdc marketing
  • facebook cdc marketing

Diga OLÁ

21 9921-58999

Escritório São Paulo

Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 292

Bairro: Paraíso

 

Escritório Teresópolis - Rio de Janeiro

Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20 - Sl. 407

(Shopping New Fashion) | Bairro: Várzea