• CDC Marketing

E-mail marketing: opt-in x double opt-in


Você com certeza já deve ter lido uma infinidade de artigos falando sobre a poderosa ferramenta de marketing, O "e-mail marketing", certo? Dependendo da sua experiência e do seu nível de conhecimento a respeito, informações tão positivas podem parecer suspeitas, quando o mercado brasileiro lida com uma média de taxa de abertura de e-mail marketing de míseros 4% a 7%. Essa dissonância explica-se no descumprimento das boas práticas de e-mail marketing, que levam as empresas a caírem constantemente na caixa de "spam" de seus remetentes, e eventualmente, a inserção de seus domínios na black list dos servidores. Entender o básico de uma estruturação de campanha, a logística, as regras e boas práticas do e-mail marketing, é fundamental para que se obtenha êxito nessas ferramentas. Hoje, falaremos sobre a importância do uso da técnica de Opt-in e Double opt-in para aumento da performance dos seus e-mails.


O que é Opt-in?

O Opt-in é uma técnica que visa "confirmar", de alguma maneira, que o destinatário deseja receber aqueles informativos. No Brasil, e em diversas partes do mundo, é regra que só se envie informativos por e-mail para destinatários que já tenham previamente aceitado o recebimento das newsletters.


O que é Double Opt- in?

No Double Opt-in, ocorre uma dupla confirmação. O usuário insere seus dados para receber a newsletter e posteriormente, clica em outro link em seu e-mail para cadastrar o endereço do remetente em sua lista de contatos pessoais. Desta forma, o e-mail do remetente passa, uma vez cadastrado como contato, a cair na caixa principal do assinante da news.


Opt-in versus Double-Opt in

Ambas as técnicas são importantes e corretas, entretanto a segunda é complementar à primeira. Ou seja, após se cadastrar aceitando receber os e-mails de determinada empresa, ocorre uma confirmação a mais, dessa vez na própria caixa de e-mail do usuário inscrito. O esquema ocorre como na figura abaixo:



Enquanto o Opt-in é um processo básico e imprescindível dentro do dia a dia do marketing de uma empresa, as duplas confirmações vão além! Uma base de cadastro com Double-opt in aumentará consideravelmente, o número de e-mails recebidos na caixa principal do correiro eletrônico, em detrimento da caixa de spam. Desta maneira, suas campanhas de e-mail marketing terão muito mais chances de atingir seu público alvo, transmitir a mensagem desejada, manter relacionamento e gerar venda. 


Clarice F. Coelho

0 visualização
  • linkedin cdc marketing
  • instagram cdc marketing
  • facebook cdc  marketing

Siga-nos:

Receba nossas novidades