Começo esse post com um dado incrível! 90% de todos os dados gerados pela humanidade ocorreram nos últimos 2 anos!! E isso se deve, claro, à internet, que ampliou drasticamente o acesso à informação e interação entre os usuários. Vivemos a Era da BIG DATA!

Mas o que é isso? Big Data é um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda estão aprendendo a lidar. Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados.
Agora que já entendemos um pouco sobre o que é Big Data, surgem algumas perguntas do tipo, “como esse fenômeno impacta o dia a dia da minha empresa”?
Saber implementar estratégias feitas através de análise de dados é, hoje, um dos principais desafios dos profissionais de marketing estratégico.
Uma pesquisa com executivos de finanças e inteligência de mercado feita pela KPMG Capital – fundo de investimento em Big Data – mostrou que 99% dos entrevistados acreditam que Big Data é importante para a tomada de decisão.
No entanto, 85% têm dificuldades para analisar e interpretar com cuidado os dados e apenas 25% (!) aplicam os insights revelados por meio dos estudos.
Na hora de utilizar Big Data, é importante contar com ferramentas tecnológicas e sistemas de coleta e análise, como plataformas de mineração de dados.
Além disso, é relevante contar com profissionais que possuam habilidades estatísticas para interpretar as informações colhidas, gerando valor ao seu negócio por meio dos dados.
O padrão de comportamento do consumidor é uma “mina de ouro” para quem trabalha com marketing estratégico. Descobrir o que as pessoas querem e, com esses dados, traçar a estratégia de marketing, observando quais são suas necessidades e como elas compram é uma forma de impulsionar vendas mais assertivas e direcionadas – e, consequentemente, faturar mais.
Porém, para que a análise de grandes dados faça a diferença, é preciso compreender, estruturar, relacionar e estudar os rastros digitais dos consumidores e as informações geradas por meio de Big Data, principalmente na web.
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