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Neuromarketing

Entenda o que é e como essa ferramenta poderosa pode alavancar suas vendas.


Um dos principais objetivos do Marketing, é o entendimento do comportamento do consumidor. Com isso, o profissional de Marketing consegue atender e suprir as necessidades de seu público-alvo. Para tal, conta com fatores sociais, psicológicos, culturais, individuais... A Neurociência constatou, que o inconsciente humano tem grande influência sobre o comportamento do indivíduo, explicando o porquê de não entendermos determinados comportamentos que temos em algumas situações. O Marketing aliou seu conhecimento à Neurociência, surgindo então, o Neuromarketing.


O processo é mais complicado que a explicação, rs. Basicamente, consiste em mensurar as atividades neurobiológicas, quando expostas às diversas estratégias de marketing. Ou seja, entender quais, quando e porquê determinadas áreas do cérebro são ativadas, quando expostas a determinadas marcas, produtos ou serviços. Significa que é capaz de demonstrar quais sentimentos, desejos, pensamentos que estão em nosso inconsciente, impulsionando nossas decisões de compra. A Forebrain, pioneira no Brasil no desenvolvimento de pesquisas em neurociência associadas ao consumo, afirmou que 90% (quê??!!) de toda informação que chega ao cérebro, é processada de maneira inconsciente.


Há que se entender, que o Neuromarketing é um novo aliado para o estudo do Marketing, e não um novo jeito de se fazer Marketing. Diversas Teorias e Estudos sobre o comportamento humano foram corroboradas pelo Neuromarketing, como a Pirâmide de Maslow e o entendimento da insatisfação humana contínua de Schopenhauer, até a Teoria Motivacional, de Freud, que utilizou de um iceberg para ilustrar a mente humana. Esta teoria também aponta as motivações como sendo responsáveis pela aceitação ou rejeição de produtos e bens de consumo.


Entender o comportamento do consumidor é o caminho para o desenvolvimento de campanhas assertivas de marketing. O Neuromarketing é uma poderosa ferramenta, pois demonstra concretamente, como o consumidor pensa e se comporta perante marcas, produtos, serviços, sites, cores, sons e outros elementos do marketing. Portanto, elaborar campanhas precisas, utilizando-se do neuromarketing, tornou-se o grande trunfo para vencer a concorrência.

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