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Novos marketplaces: Kanui e Dafiti

Dois novos marketplaces despontaram no mundo o e-commerce e, confesso que, quando soubemos destas novas possibilidades aqui na agência ficamos eufóricos . Imaginamos “a carinha” de todos os nossos clientes de moda e esportes estampadas da Kanui e Dafiti. Ficariam lindos!! Contudo, como toda pressa é inimiga da perfeição, (nós como bons perfeccionistas que somos), fomos atrás de mais informações sobre essa novidade para compartilhar com nosso amigo leitor e para incrementar mais ainda os modelos de negócios virtuais dos nossos clientes .




COMO FUNCIONA

A primeira coisa que o empreendedor virtual precisa ter em mente quando falamos de marketplaces, é que toda e qualquer negociação sobre percentual de venda é individual, ou seja, dentro de uma ferramenta poderosa como essa, o parceiro que consegue expor seus produtos lá , assim como nos demais marketplaces do mercado, pagará apenas uma comissão de vendas sobre o produto vendido. Entretanto, apesar de sabermos que de forma geral, nos marketplaces mais antigos esta gira em torno de 17.5% e termos notícias de negociações na Kanui e Dafiti em torno de 30%, estes podem ou não ser os números finais. Cada negociação é única e dependerá exclusivamente quanto a sua loja virtual é ou não interessante para o marketplace em questão . Até então, por tudo o que analisamos deste novos dois queridinhos do mercado, eles funcionarão de forma padrão, ou seja, a loja virtual interessada realiza o pedido de adesão, aguarda a resposta ( que pode ser positiva ou não ), envia os documentos, recebe um código de integração, sincroniza sua plataforma com o marketplace, aguarda o período de catalogação dos produtos e inciam-se as vendas.

O ciclo de pagamento da compra (que gira em torno de cinco a sete dias úteis ), ocorre dentro da plataforma de marketplace, não tendo o e-commerce parceiro nenhum custo com as transações financeiras de parcelamento, cartão de crédito e etc, após este período, o parceiro recebe à vista a quantia da compra realizada já debitado o valor da porcentagem de comissão pré acordada. Uma coisa que considero importante para o empreendedor virtual ter em conta é que nem toda plataforma já encontra-se apta para integrar com a Dafiti e a Kanui, justamente por se tratar de marketplaces novos. Muitas ainda não tiveram tempo suficiente para realizar uma integração completa . É o caso por exemplo da Tray que vem trabalhando nisso, mas por hora só realiza integração através de parceiros.


VALE A PENA LEMBRAR!


Gostaria então de lembrar ao meu amigo leitor, que essas integrações intermediadas por terceiros geram custos extras, pois além de pagar comissão de vendas ao marketplace parceiro, o empreendedor terá também de pagar um valor extra aos intermediários que realizam a transação naquele momento.

Depois de todas estas explanações, creio que o leitor esteja se perguntando: afinal, vale ou não vale a pena estar presente nesta nova oportunidade de mercado?. Pois bem, vamos relembrar aqui que cada modelo de negócio é único e que portanto não podemos dar respostas absolutas, entretanto aí vão algumas dicas: avalie em primeiro lugar se seus produtos possuem um markup que suporte uma parceria com o marketplace em questão.

Lembre-se que caso você já tenha um alto volume de vendas pelo seu próprio site o marketplace pode vir a “comer” parte do seu faturamento, entretanto estamos falando de grandes vitrines virtuais com exposição e reconhecimento a nível nacional, ter seus produtos expostos ali é, sem dúvidas uma oportunidade de gerar visibilidade para sua loja e aumentar suas vendas.



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