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Link patrocinado para empresas: como fazer e quanto investir

Com a redução progressiva de ​​alcance orgânico das mídias sociais e a visibilidade gigantesca das redes de pesquisa e display, ter seu negócio bem posicionado na web, tornou-se crucial para empresas. Como aparecer de forma orgânica (gratuitamente), muitas vezes é desafiador, o uso de links patrocinados tornou-se essencial. Logo, como fazer link patrocinado e quanto investir mensalmente para se alcançar resultados satisfatórios?



O que são links patrocinados


Links patrocinados são anúncios pagos na internet. Sendo a maior e mais eficaz forma de anúncios publicitários atual, superando veículos de mídia tradicionais como jornais impressos e televisão. Entre suas principais características estão: valores de investimento mais reduzidos (em detrimento da mídia tradicional), e flexíveis, segmentação de perfil de público, cruzamento de dados​ de big data​ e precisão. Além disso, através de técnicas de "taggeamento" (marcação de dados online), é possível mensurar precisamente o ROI (retorno sob investimento), das já campanhas realizadas.


Anúncios pagos na web podem ser de três tipos: links patrocinados em redes sociais, redes de pesquisa (como Google Adwords e Bing Ads), e rede de display (aparecendo em banners de sites eleitos ou atribuídos automaticamente por interesse de público).


O que o link patrocinado faz?


Imagine estar na hora certa, no lugar certo exatamente no mesmo momento em que seu prospect procura seu serviço ou produto na internet?  Este just-in-time de interesses permitiu​ e​ permite que milhares de empresas aumentem seus volumes de compra através da web. Através de plataformas pagas de anúncio como Google Adwords, Facebook Ads e Taboola, é possível programar anúncios cruza​ndo  dados demográficos e padrões de interesse. 


Anúncios pagos na web e remarketing  

Outras técnicas precisas, como remarketing também são aplicadas nesse tipo de anúncio, tentando gerar o maior número de conversões possíveis dentro de uma janela de 28 dias. Na prática, parte-se da premissa de que se é mais fácil vender para aquele que já seu cliente ou já interagiu com a sua marca, em detrimento daqueles que não a conhecem. ​S​abe quando você pesquisa um determinado carro na internet e passa a vê-lo em diversos banners por semanas? Ou quando adquire um notebook num e-commerce e mochilas para notebook começam a aparecer em seu navegador? O nome disso é remarketing! Como se tratam de técnicas complexas que demandam conhecimento de outras áreas como SEO, programação e redação, recomendamos que você procure a ajuda de uma agência de link patrocinado para lhe ajudar nas configurações dos seus anúncios. Aproveite e confira a forma da CDC Marketing de fazer Links Patrocinados de qualidade. Links patrocinados em redes sociais   Há menos de 10 anos atrás, surgia o boom das redes sociais, com o Facebook liderando no cenário de mídias. Posteriormente, Instagram e Twitter, também incorporados pela Companhia Facebook, passaram a fazer parte da maior plataforma de mídia social do mundo! Inicialmente, com ​um ​alcance estimado de 100%, ter uma página de sucesso nessas plataformas sociais, era apenas uma questão de gestão de conteúdo de qualidade! Com o tempo, Facebook, Instagram e Twitter iniciaram um processo de redução dos alcances dos posts, a partir daí, links patrocinados em redes sociais passaram a ser fundamentais para quem deseja comunicar-se diariamente com seu publico. Antes de anunciar seu negócio on line, é preciso eleger quais mídias sociais usar para anunciar sua marca. Para isso, recomendamos que você leia nossos artigos Canais de mídia mais usados atualmenteComo mídias sociais influenciam pessoas e empresas - Dossiê 2019​, eles vão lhe ajudar a decidir quais redes sociais são mais vantajosas para sua empresa.  Outra coisa importante é que ca​da mídia social tem sua  plataforma de configuração de anúncios. Algumas redes sociais como Facebook, permitem que anúncios seja feitos diretamente sobre suas postagens, entretanto com recursos resumidos de segmentação. Por isso, é fundamental que antes de anunciar, você se proponha a conhecer melhor cada uma ferramentas de anúncio das redes sociais eleitas. ​L​ink patrocinado ​F​acebook e ​I​nstagram​:​ como funciona O Facebook e o Instagram possuem uma úncia central de gestão da verba e configuração de campanhas on line: a Conta de Anúncios. A fanpage e perfil comercial do Instagram de uma marca, devem estar vinculados a uma única conta de anúncios. Recomendamos ainda que você pré-configure as definições de segmentação de seus públicos, para lhe facilitar em campanhas futuras. Como a definição de público alvo é preponderante para a boa performance do seu anúncio, é preciso saber precisamente quais são os arquétipos que regem sua marca e as personas do seu negócio.

Recomendações: - Ler o Facebook para Empresas - plataforma do Facebook voltada para ajudar gestores de marca a tirarem melhor proveitos de suas páginas. - Usar a ferramenta de alcance de público segmentado, para projetar seus resultados. - Utilizar os templates e recursos corretos de anúncio. Tamanhos ou formatos inadequados podem comprometer a mensagem a ser transmitida. Aconselhamos consultar o Guia de Anúncio do Facebook. - Usar menos de 30% de texto sobre a imagem do link patrocinado. As métricas do Facebook e Instagram fazem com que imagens de campanhas com mais de 30% de texto tenham um desempenho inferior. Para analisar seu anúncio, utilize a ferramenta de verificação de texto de imagem. -Faça campanhas mensais para analisar melhor seus resultados. - Instale o pixel do Facebook em seu site e acompanhe de maneira mais precisa o fluxo de usuários. - Marque a conversão desejada para cada campanha em seu site e no Google Analytics, desta forma, você conseguirá mensurar o ROI de seus anúncios com precisão. Quanto custa o link patrocinado do Facebook? O Facebook e o Instagram permitem, que você em sua conta de anúncios determine o valor e o tempo que deseja investir em cada link patrocinado, entretanto as expectativas de resultado devem alinhar-se as projeções de alcance diário por segmentação de público.  ​L​ink patrocinado ​G​oogle: como funciona​​ O link patrocinado do Google divide-se em três categorias principais: a rede de pesquisa, rede de display e Youtube​ Ads​. Enquanto na primeira e ​na ​última temos uma inserção contínua do anúncio baseado em interesses e consumo de conteúdo, na rede de pesquisas, temos um link patrocinado que se ativa mediante a uma busca específica, ao qual está relacionado, just-in- time. As cobranças ocorrem principalmente de duas formas: por click no termo de busca eleito (CPC) e a cada mil visualizações de seu anúncio (CPM).

Via de regra geral, o Google recomenda ​que ​redes de pesquisa e ​Y​outube ​A​ds sejam utilizados para divulgação de serviços e produtos novos, não tão conhecidos e buscados pelo seu público. Já a rede de pesquisas, deve ser usada quando buscas precisas de amplo conhecimento público podem ser delineadas. Um exemplo clássico seria o lançamento de um remédio inovador (rede de pesquisas), versus a divulgação de um serviço de consulta de médica pediátrica.

As posições dos links patrocinados no Google, ocorre​m​ mediante a um leilão de palavras-chave. Neste leilão, são levadas em consideração outros fatores como: histórico de anúncios, nota de SEO da página anunciada, relevância diante do termo anunciado e valor máximo ofertado por keyword. Por isso, é tão importante alinhar o SEO de seu site antes de ​divulgá-lo no Google. Anunciar um site com velocidade de carregamento baixa e não adaptado para mobile, por exemplo, seria um ​grande desperdício de verba​.

Recomen​dações: -Entenda melhor sobre SEO e Navegabilidade no Google, antes de anunciar seu site na web. Um website dentro das boas práticas de SEO, lhe ajudará a ter campanhas mais baratas e assertivas. - Utilize planejador de palavras-chaves do Google Adwords para simular a projeção de suas campanhas​.​ - Negative palavras que possam atrair o tipo errado de público. Como exemplo, podemos citar um cirurgião plástico que deseja aparecer no termo de busca rinoplastia. Neste caso, atrair buscas como "rinoplastia SUS" e "rinoplastia barata", seria um desperdício de verba. Logo, o termo "SUS" e "barata" devem estar negativados. - Não saia do páreo! Estabeleça uma rotina para suas campanhas, sem interrompê-las. Desta forma, a briga pelas primeiras páginas pode ser acompanhada de perto e render melhores resultados. - Seja específico. Buscas genéricas geram poucos leads. Crie landingpages para cada um de seus produtos e serviços e direcione seu cliente diretamente para sua busca de interesse. - Utilize ferramentas como Google Adwords e ​GoogleAnalytics para acompanhar a performance e conversões de suas campanhas. -​ ​Nunca utiliz​e​ ferramentas como Google Adwords Express. Elas possuem muito menos precisão e recursos. Quanto custa anunciar no Google? O valor de investimento é variável de acordo com a concorrência do segmento da sua empresa na web, assim como qualidade de site e histórico de pesquisa. Normalmente, segmentos ligados a área da saúde tem custos mais reduzidos, mas a realidade pode mudar se você for um e-commerce de uma farmácia ou se sua empresa comercializar aparelhos eletrônicos comuns como medidor de pressão, insulina, nebulizadores, etc. Com o planejador de palavras-chaves é possível ter uma projeção bem próxima ao real do custo mensal de suas campanhas. Recomendo que você se guie por ele.

​L​inks patrocinados por ​T​aboola

​O Taboola é uma plataforma alternativa de campanhas exclusivas em redes de pesquisa que vem ganhando grande notoriedade nos últimos anos. Possui parcerias diretas com sites de grandes publisheres como: ​NBC News, MSN, Grupo Abril, entre outras gigantes... Assim, seu anúncio aparece ao lado de grandes matérias em portais de renome, por preços bem mais acessíveis do que no Google Adwords. Assim como as plataformas de links patrocinados anteriores, o Taboola permite a segmentação de seus anúncios por região e interesses. A cobrança é realizada exclusivamente via cartão de crédito, de maneira pós paga, mensalmente. Assim como o Google Adds e Facebook Ads, trabalha com pixels para acompanhamento e otimização das campanhas e lance máximo por clique. Grandes empresas como Udemy, Sansung, Nissan e Pandora anunciam na plataforma e provem excelentes resultados. Recomendações: -Após criar sua conta, vá em configurações de campanha e realize sua segmentação de público. - Utilize sempre a opção "month fly" de campanhas de anúncios em mensais. - O Taboola recomenda que você faça pelo menos quatro anúncios para cada campanha. - Utilize imagens claras, títulos chamativos e precisos, desta forma, você não perderá cliques a toa. ​- Instale o pixel do Taboola em seu site. A plataforma conta com uma extensão de navegador para verificação de pixel. Recomendamos que você a utilize.​ Quanto custa link patrocinado no Taboola As projeções também são variáveis, mas o Taboola recomenda que você anuncie mensalmente, pelo menos R$40,00 por dia, o que daria um investimento mínimo mensal de R$1.200,00.


Clarice F. Coelho

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