• CDC Marketing

Entenda a importância de ter um banco de dados integrado na sua empresa.

Você com certeza já ouviu falar na Big Data e em suas infinitas possibilidades de uso no marketing, mas como isso se aplica dentro de um micro cenário de uma empresa? Compreender o poder do cruzamento de dados integrados é, sem dúvidas, o primeiro passo, entretanto, muitas vezes, a aplicabilidade do cruzamento de dados nos parece algo distante e inalcançável. Neste artigo, veremos como criar um cenário ideal para que você possa começar a tirar melhor proveito dos seus dados e ter acesso a uma infinidade de possibilidades a partir deste. 


Cenário Ideal

Qual o cenário ideal para uma companhia que deseja criar campanhas super poderosas a partir de seu banco de dados? Na figura abaixo, visualizamos como ponto central um Data Center, ou seja, um ponto de conversão e processamento de todos os dados da empresa. Essa central, é alimentada por informações advindas de todos os pontos de contato da empresa com um cliente atual ou futuro prospect:  site da empresa (chat, fale conosco, dados de visitantes), informações e atendimentos realizados no balcão ou ainda via telefone, mídias sociais, CRM e o próprio sistema gestor da empresa em si. Uma vez criada esta central, a empresa poderá utilizar ferramentas de automação de marketing poderosas como Hubspot e RD Station criando campanhas tanto para alimentar seus clientes atuais quanto para prospects. Com uma integração total, será possível mapear de forma precisa o todo o caminho percorrido pelos leads gerados, tendo o maior nível de assertividade possível. O que isso significa na prática? Um tiro de sniper com um aproveitamento altíssimo da verba utilizada e um aumento significativo nas conversões dos seus leads.

Pré requisitos

Há tantos anos trabalhando com marketing, é comum assistir companhias pularem direto para ferramentais poderosos e se esquecerem de preparar seu terreno para utilizá-los. Como consequência, temos "Mega Ferraris" compradas por empresas que não sabem dirigi-las ou, pior, não possuem verba para fazê-las se locomoverem. Vamos falar agora dos primeiros passos e/ou possíveis caminhos criar um data center integrado.

1.Trabalhe com sistemas web services - Sistemas on line criados para integrarem facilmente com demais sistemas.

A) "Meu sistema não é web service, mas sua troca agora seria algo catastrófico, a vida da minha empresa depende está no meu sistema atual" - Acredite, esta é uma das afirmações que mais escutamos, e apesar de não sermos propriamente da área de TI, foi necessário que buscássemos soluções possíveis para inúmeros clientes nossos que se encontravam nessa mesma situação. A questão de gestão de dados é tão catastrófica no Brasil, que recentemente assistimos o surgimento de uma série de empresas especializadas em migração e tratamento de dados. Seria interessante que você conversasse com uma empresa dessas antes de escolher um sistema qualquer e deixar que eles migrem os dados da sua empresa para você. Lembre-se de que você necessitará uma integração total e não parcial.

B) "Não tenho verba para trocar o meu sistema no momento." Ok, esta também é uma afirmação recorrente e pertinente, entendemos que a troca de um sistema é algo demorado e custoso, mas a primeira reflexão que precisamos fazer é: "O que eu perco por não ter uma gestão de dados integrados?" Caso realmente não seja possível a troca do sistema, seria importante a construção de um plano em etapas que preparasse a empresa a estar apita, em menos tempo possível para a substituição do sistema atual por um web service.

Achismo nunca mais!

Uma boa campanha de marketing se faz com dados fidedignos! Há alguns anos atrás nosso setor era conhecido pela capacidade de criatividade e inovação, hoje em dia esses são pré requisitos básicos. Com um cenário cada vez mais competitivo e em meio a plenitude da Revolução Digital, saber centralizar, tratar, cruzar e utilizar dados para criar uma comunicação efetiva com seu público faz parte do dia a dia de uma empresa que queira sobreviver nos próximos anos. Por isso, recomendamos que você trate como prioridade a criação de uma Data Center poderoso para sua empresa. Sabemos que é um caminho trabalhoso, principalmente para quem lida com sistemas locais, mas estamos falando de uma questão de sobrevivência. Parafraseando: "NO PAIN, NO GAIN."

20 visualizações
  • linkedin cdc marketing
  • instagram cdc marketing
  • facebook cdc  marketing

Siga-nos:

Receba nossas novidades