• Tamires Menezes

Endobranding: Importante para o fortalecimento da marca?

Como vender bem um produto e/ou serviço para seu público-alvo, se seu público interno não compra a ideia? Segundo o professor e designer Noberto Bozzetti (2003), “não se vende bem para fora o que não se vende bem, antes, para dentro”.


Como funciona o endomarketing?

O endomarketing é o marketing feito internamente, para os colaboradores e parceiros da sua empresa. O objetivo principal desse conjunto de estratégias e ações de marketing institucional é vender a imagem da empresa, seus produtos e/ou serviços.


Seus colaboradores são tratados como clientes internos. E para torná-los propagadores do seu negócio, antes é preciso que eles acreditem no propósito da sua marca.



Como funciona o marketing interno?

O marketing interno, também conhecido como comunicação interna, é responsável por criar um canal de mão dupla, onde organização e colaboradores possam trocar opiniões, ideias e mensagens.


Esse canal preza pelo relacionamento interpessoal, promove a cultura empresarial internamente e contribui para a qualidade do clima organizacional.

Um bom trabalho de comunicação interna, que permita com que seus colaboradores sejam ouvidos pelos líderes empresariais, os motiva a participarem de forma espontânea das ações de endomarketing.


Como funciona o endobranding?

O endobranding é uma ferramenta do endomarketing com foco na idealização e gerenciamento de uma marca feita de forma interna. É através de suas ações de gestão, que transformamos seu público interno em verdadeiros embaixadores da marca.


As estratégias do endobranding buscam alinhar a comunicação interna com a cultura empresarial e os objetivos de negócios, fortalecer uma linguagem única que motive os colaboradores, criar uma consciência coletiva empresarial capaz de tornar pensamento e ação individual em pensamento e ação coletiva, desenvolver uma identidade de marca forte o bastante para gerar orgulho e sensação de pertencimento.


Ao estabelecermos essa identificação dos colaboradores de uma empresa com o propósito da marca, a produtividade e o engajamento aumentam, a comunicação interna melhora e a propagação de forma dinâmica e espontânea da marca crescem.


Como aplicar o endobranding na empresa?


Agora que já se sabe que o endomarketing é um conjunto de estratégias de marketing voltadas para o público interno (colaboradores) da empresa e que o endobranding é uma ferramenta que busca o fortalecimento da marca entre o público interno, listamos algumas ações de marketing que te ajudarão a criar esse vínculo positivo com seus colaboradores . Veja!


- Pesquisas de Satisfação;

- Treinamentos e cursos;

- Eventos;

- Divulgação de benefícios;

- Campanhas de saúde e segurança.


O endobranding bem trabalhado reflete positivamente para o mercado o que a empresa representa de verdade para seus funcionários.


Tamires Menezes

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