• Tamires Menezes

Como usar branding na área da saúde para encantar pacientes?

Atualizado: 10 de Jun de 2019


Você costuma falar Super Bonder ou supercola? Cotonetes ou hastes flexíveis? Quando se pensa em um produto, e uma marca logo vem à cabeça, isso acontece por um motivo: consciência da marca gerada por um bom trabalho de branding.


O branding, também conhecido como gestão de marcas, é a aplicação de estratégias alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da sua marca que contribuem na construção da percepção positiva do público-alvo em relação à sua empresa.


É através do branding que trabalhamos para que sua marca se torne mais positiva na mente e no coração do seu público. Um bom trabalho de branding desperta sensações e cria conexões conscientes e inconscientes, traz notoriedade para sua empresa, e até mesmo - a médio e longo prazo, pode gerar a redução de investimentos em publicidade e propaganda.

Nos últimos anos, a marca também se tornou a representação da experiência total que uma empresa proporciona aos seus clientes. Portanto, uma marca pode servir de plataforma para a estratégia de uma empresa, já que quaisquer atividades em que ela se envolva estarão associadas à marca.” (Kotler, 2016).


Qual a importância do branding na área da saúde?


O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, até mesmo na área da saúde, principalmente com a entrada de clínicas populares, consultórios integrados, redes de laboratórios e planos de saúde. É preciso traçar estratégias de marketing e comunicação que fortaleçam sua marca diante dos seus concorrentes.


O branding trabalha o profissional da área da saúde como uma marca, fortalece e consolida seu nome, tornando-o referência no mercado. O foco é construir e manter um bom relacionamento com os pacientes, atraindo os pacientes que se identificam com você.


Seus diplomas e formações não bastam em um bom gerenciamento de marca. O propósito e valores que você deseja passar atraem as pessoas que você precisa fidelizar.


Quais as melhores estratégias de branding para área da saúde?


Divulgar seu trabalho como um profissional da saúde é importante, mas além de você precisar se enxergar como uma marca, é necessário se fazer três perguntas importantes antes de traçar suas estratégias:


O que sou?

O que quero passar?

Aonde quero chegar?


Entender como diferenciar sua marca é essencial para o sucesso do seu negócio, e algumas estratégias são fundamentais para garantir o bom resultado do branding e aumentar as chances da sua empresa atrair mais pacientes. Listamos abaixo as mais relevantes:


- Defina a perfil da sua marca


Uma boa maneira de traçar a personalidade da sua marca é tratá-la como uma pessoa. Imagine seus gostos, como ela se comportaria em determinadas situações, quais os adjetivos dela, etc. Esse exercício te fará ter uma visão mais estruturada da imagem que sua marca despertará na cabeça do seu público-alvo.


- Saiba se comunicar com o seu público


Não há dúvidas de que você domine os assuntos relacionados à sua área, mas ter conhecimento técnico não garante que você saberá se comunicar com o seu público. As informações devem ser passadas de forma clara e objetiva. Evite termos e conceitos técnicos e lembre-se que por mais que você tenha conhecimento aprofundado, seu público não compartilha do mesmo.


- Crie conteúdos relevantes para aumentar o engajamento


Uma maneira de tornar suas estratégias de branding eficiente e aumentar a visibilidade da sua marca entre o seu público e no segmento do seu negócio é a criação de conteúdos relevantes. O conteúdo criado deve ser estruturado de maneira clara para que o seu público possa entender e estar sempre alinhado com a personalidade da sua marca.


- Crie um time colaborativo para a sua marca


Estimule a sinergia entre todos os segmentos do seu negócio. Faça reuniões de trabalho, promova workshops, converse sobre resultados, abra espaço para trocas. A interação pode ser muito produtiva quando bem conduzida e proporciona oportunidades de reforçar a confiança mútua.


Quais os cuidados ao construir sua marca na área da saúde?


1) Na área da saúde, sua credibilidade é tudo! Tenha cuidado ao expor sua marca e ao se associar a parceiros.


2) Aumente sua presença online e offline! Crie estratégias de marketing e comunicação que estejam alinhadas ao posicionamento da sua marca.


3) Manter seus canais de comunicação atualizados é uma forma de atrair novos pacientes e fidelizar os que já conhecem sua marca.


4) Tenha cuidado com sua presença nas redes sociais! Informações de foro privado não devem estar associadas a marca que você deseja criar. Lembre-se, você é mais que um profissional da área da saúde, é uma marca.


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