• CDC Marketing

Carreira médica: cenário atual x cenário antigo

Há 20 anos, um estudante de medicina tinha bem delineadas as possibilidades de uma carreira médica. Concluir uma boa formação, fazer um excelente trabalho e contar com a divulgação boca a boca de seus pacientes, afiliar-se a alguns planos de saúde e esperar os pacientes chegarem via livro médico. Tudo bem lógico e garantido. Medicina era uma carreira que garantia prosperidade financeira e reconhecimento social, com poucas dificuldades no caminho.


O mundo mudou!


Em 20 anos o mundo mudou! Entramos na Era da Informação. As relações tornaram-se cada vez mais digitais, o profissional de medicina, que antes era recomendado/avaliado em conversas particulares, passou a ser avaliado publicamente através de redes sociais e catálogos médicos virtuais como Doctorália, Help Saúde e etc.


O número de vagas para estudantes de medicina multiplicou-se assustadoramente. Com a popularização da internet, o médico deixa de ser o centro do saber e passa a ser questionado diariamente pelo “Dr. Gloogle”, através de seus pacientes. Diante da forte pressão social, aliada a uma carga horária de trabalho exaustiva, o número de Burnouts entre médicos torna-se cada vez maior.


O impacto da crise financeira na carreira médica


O país, mergulhado numa severa crise financeira, desde meados de 2014, tem todo o seu sistema de empresas afetado. A saúde, um dos setores mais estáveis da economia, começa a sentir um forte impacto a partir de 2016. Com uma grande parcela da população desempregada, os planos de saúde sofrem uma grande redução do número de vidas, como consequência, laboratórios médicos, clínicas, consultórios e hospitais têm seus valores de repasse diminuídos, e muitos serviços médicos são descredenciados do dia para a noite.


E o fenômeno da glosa médica? Discutível se proposital ou não, os processos de repasse de remuneração por serviços via planos de saúde, passam a ser cada vez mais burocráticos. A renda esperada passa, na maior partes das vezes, a não ser a recebida no final do mês. A culpada? A glosa médica, que muitas vezes nega o recebimento de um serviço sem uma justificativa clara. A questão torna-se tão grave, que assistimos o surgimento de empresas especializadas em ajudar na redução do problema, o que na prática acarreta mais um custo para o serviço médico prestado.


O médico que sobrevivia de pacientes de planos de saúde sofre não só com a diminuição de consultas, mas com a redução dos valores dos seus procedimentos e as incertezas de receita provocadas pelo fenômeno da glosa médica. Como sobreviver dentro desse cenário?


Quando você acha que não poderia ficar pior...


Diante das muitas dificuldades financeiras, vemos três novas realidades dentro da carreira médica:

1. As clínicas populares de saúde;

2. A mudança de contratação do médico de pessoa física para pessoa jurídica;

3. O médico que passa a acumular plantões para conseguir pagar suas contas no final do mês.

,

E a carreira pública? Se a carreira pública era uma garantia de segurança há alguns anos, o seu sucateamento levou a incertezas quanto ao recebimento de remunerações, que muitas vezes, são muito abaixo do valor médio pago pelo mercado privado.


Exemplos de quem está dando certo


Uma crise é sempre uma oportunidade de mudar. Neste novo cenário da medicina, muitos gestores médicos optaram por romper a dependência dos planos de saúde e montaram serviços de clínicas populares. Outros, preferem investir numa parcela capaz de pagar o preço regular de suas consultas e tem divulgado suas clínicas e serviços médicos através do link patrocinado.


Independente do objetivo escolhido, o que notamos é que o profissional que obtém êxito é aquele que prepara corretamente suas estratégias, táticas e planos de ação. Ambos os caminhos podem levar à prosperidade financeira e realização profissional, desde que bem traçados. Nos próximos temas do nosso Especial Carreira Médica, falaremos de forma mais precisa como.


Você pode escolher entre ter uma rotina profissional exaustiva e viver para pagar contas, ou planejar corretamente sua carreira e viver de forma mais próspera e com qualidade de vida. Até semana que vem!


Clarice Coelho

Especialista em Marketing Médico

365 visualizações
  • linkedin cdc marketing
  • instagram cdc marketing
  • facebook cdc  marketing
Receba nossas novidades
  • instagram cdc marketing
  • facebook cdc marketing

Diga OLÁ

21 9921-58999

Escritório São Paulo

Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 292

Bairro: Paraíso

 

Escritório Teresópolis - Rio de Janeiro

Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20 - Sl. 407

(Shopping New Fashion) | Bairro: Várzea