• CDC Marketing

Prepare-se para o Novembro Azul: Diabetes ou Câncer de Próstata?

Vem aí um mês super importante para saúde: O Novembro Azul. O mês de novembro é o mês oficial das campanhas de prevenção ao diabetes e ao câncer de próstata. Apesar de ambas as campanhas adotarem a cor azul e o mesmo período anual para divulgação, elas seguem diretrizes e mecânicas distintas. Fizemos então um resumo com os principais objetivos e orientações das campanhas, além de ideias super legais, sobre como você pode envolver seus pacientes nesta causa, através do marketing digital e de ações físicas. Aproveite e confira também 50 ideias de Ações de Marketing para a Área da Saúde .


Em marketing, sabemos que adesão simultânea a mais de uma campanha pode causar confusão ao público e, pior, diminuir sua efetividade. O ideal é que, de acordo com o perfil do público da sua clínica, consultório ou empresa da área médica, eleja uma das duas campanhas (Novembro Azul Diabetes ou Novembro Azul Câncer de Próstata) para se trabalhar.  Estar envolvido junto à sua comunidade local, através do marketing social, ajudará a desenvolver uma forte relação junto com seu público, capaz de ultrapassar barreiras de preço e promoção.



Novembro Azul - Diabetes


O diabetes atinge cerca de 400 milhões de pessoas no mundo. Em 1991, a Federação Mundial do Diabetes definiu o dia 11 de Novembro como sendo o Dia Mundial do Diabetes, dando início ao que seria a primeira campanha do mês de Novembro contra o diabetes. Esta campanha utiliza como símbolo o círculo azul, adotado como logo em 2007. Hoje, a campanha é replicada em mais de 160 países, tornando o círculo azul símbolo global de prevenção e cuidado ao diabetes.


No Brasil, é a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) que toca a campanha. Infelizmente, os materiais produzidos ainda são escassos, contando, no ano de 2019, apenas com um folder e orientações escritas que podem ser conferidas neste link http://novembrodiabetesazul.com.br . Minha sugestão é que você pesquise também os materiais produzidos pela Federação Internacional de Diabetes (https://worlddiabetesday.org/). Apesar de em inglês, o site conta com muitos materiais institucionais de campanha (alguns em português), que podem servir como base para quem deseja aderir ao movimento.


Novembro Azul - Câncer de Próstata e Saúde do Homem A campanha Novembro Azul de combate e prevenção ao câncer de próstata, foi lançada em 2008 pelo instituto Lado a Lado pela Vida, e teve sua inspiração na campanha australiana "Movember". Desde então, o movimento vem ganhando força, sendo adotado inclusive pelo Ministério da Saúde, que o batiza de "Novembro Azul - Saúde do Homem". Apesar das constantes campanhas ganharem força ano a ano, o câncer de próstata ainda mata cerca de 13 mil homens anualmente, tendo aproximadamente 68 mil casos registrados anualmente, somente no Brasil! A orientação geral é que homens acima de 45 anos devam realizar o exame de toque retal, entretanto, devido à falta de conhecimento e questões culturais muitos homens deixam de realizá-lo.  Infelizmente, apesar da excelente iniciativa, os institutos e sociedades de promoção a campanhas de saúde, ainda disponibilizam poucos materiais para a campanha, ficando a cargo do médico ou empresa médica que deseja aderi-las, produzí-los. Entretanto, é importante que as diretrizes da campanha sejam respeitadas e no caso da campanha de prevenção ao câncer de próstata, você pode conferi-las aqui . Como contribuir para as campanhas? A criação de campanhas para estas datas especiais pode ser muito mais proveitosa caso você conte com uma agência de marketing especializada em publicidade médica. Se não for o seu caso, não deixe de participar! Relatamos abaixo uma série de ações super interessantes para você realizar na sua clínica ou consultório e ajudar a espalhar a mensagem do Novembro Azul. Confira: Para campanhas de Marketing Digital:

E-mail marketing

2 e-mails marketing no mês da campanha. Temas: Eventos da sua cidade sobre aquela campanha (caminhadas, palestras, etc) | Dicas de prevenção ao [tema da campanha]

Redes  Sociais

Publique um post por semana sobre o tema da campanha. Crie uma logo comemorativa. Crie capas temáticas para o Facebook, Linkedin e Youtube.

Para campanhas de Físicas:

ONGs

Muitas vezes, realizar ações por conta própria demanda um orçamento maior e grande energia. Faça um levantamento de ONGs locais com programações interessantes para a data e negocie a participação de sua empresa;

Materiais Institucionais

Distribua cartilhas com dicas de prevenção. Crie uniformes temáticos para campanha. Dê bottons da campanha a seus colaboradores.

Ilumine

Uma dica simples, mas que surte bastante efeito visual, é iluminar à noite os prédios de sua empresa com as cores da campanha durante seu mês.

Quer saber mais sobre como funciona o calendário da saúde? Confira nosso conteúdo exclusivo clicando aqui.

Clarice Coelho

Especialista em Marketing Médico

185 visualizações
  • linkedin cdc marketing
  • instagram cdc marketing
  • facebook cdc  marketing
Receba nossas novidades
  • instagram cdc marketing
  • facebook cdc marketing

Diga OLÁ

21 9921-58999

Escritório São Paulo

Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 292

Bairro: Paraíso

 

Escritório Teresópolis - Rio de Janeiro

Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20 - Sl. 407

(Shopping New Fashion) | Bairro: Várzea