• Tamires Menezes

Brasil tem representantes entre os negros mais influentes do mundo, segundo ONU

Atualizado: 27 de Abr de 2019


expoentes negros

No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, em memória a Zumbi dos Palmares – símbolo da luta dos negros pela liberdade e pelo fim da escravidão no Brasil, um dos últimos países a abolir a escravidão.


A data é dedicada à reflexão sobre o povo e a cultura africana no Brasil e sobre a inserção do negro na sociedade. Embora o Brasil declare viver uma democracia racial e o racismo seja considerado crime, ainda é possível enxergar novas expressões do racismo na sociedade brasileira.


O empoderamento negro vem tomando forma e força, e a representatividade é um dos meios mais poderosos de dar voz e visibilidade para uma grande parcela da população que viveu muitos anos na invisibilidade. E para refletir sobre esse contexto, a CDC listou 07 negros brasileiros influentes no Brasil, segundo a ONU.


Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro além de ser uma das principais ativistas do feminismo e direito dos negros no Brasil, é filósofa, pesquisadora, escritora. “O Que é Lugar de Fala?”, um de seus livros, foi o segundo mais vendido na Flip 2018.


Nina Silva

Nina Silva é fundadora do D’Black Bank- banco social de conexão entre empreendedores e consumidores negros, executiva do TI Líder, escritora e poeta.


Paulo Rogério Nunes

Paulo Rogério Nunes é publicitário e empreendedor, cofundador do Instituto Mí­dia Étnica, do Portal Correio Nagô e da consultoria para negros, Vale do Dendê. Além de ser consultor afiliado ao Berkman Klein Center, da Universidade Harvard, e consultor e palestrante em marketing multicultural na Casé Fala.


Lisiane Lemos

Lisiane Lemos é formada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Ocupou diversos postos na AIESEC e entrou na Microsoft um ano após se formar, em 2013. Especialista em B2B (business-to-business). Citada pela Forbes Brasil como umas das principais lideranças jovens do país por suas atividades relacionadas à inclusão de mais negros nas empresas.


Rene Silva

Rene Silva criou o jornal “Voz das Comunidades”. Narrou pela internet, quando ainda era um adolescente, a ocupação do Morro do Alemão no Rio de Janeiro, em 2010. Trabalha em projetos nas favelas da Rocinha, Complexo da Maré e Cidade de Deus. Foi considerado um dos 100 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo em 2018 pela organização Mipad- Most Influential People of African Descent (ou Afro descendentes mais influentes, em português).


Stephanie Ribeiro

Stephanie Ribeiro é arquiteta e urbanista, ativista feminista e pelos direitos dos negros. É escritora, colunista de diversas publicações brasileiras e está trabalhando no seu livro que será lançado em breve pela Cia das Letras. É colunista do Gelédes, maior portal negro online.


Marcus Vinícius Moreira Marinho

Marcus Vinícius Moreira Marinho é jornalista e diplomata do Ministério das Relações Exteriores.

50 visualizações
  • linkedin cdc marketing
  • instagram cdc marketing
  • facebook cdc  marketing

Siga-nos:

Receba nossas novidades