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A nova terceira idade brasileira

Com um crescimento exponencial, a melhor idade, cresceu cerca de 11 vezes nos últimos 60 anos no Brasil. Além disso, a renda e poder de consumo do consumidor sênior, representa uma fatia significativa do mercado brasileiro, cerca de 850 bilhões! Fora dos holofotes durante décadas, este público começa a ter sua importância reconhecida por importantes marcas que passaram a direcionar seus olhares a seu poder de consumo. Com características peculiares e vantajosas, a nova terceira idade - Geração Babyboomers - precisa ser enxergada sob outra ótica de consumo, distinta da imagem que temos armazenada na memória.



Em uma estudo realizado pela J. Walter Thompson Inteligence sobre a novas gerações de mulheres nascidas entre as décadas de 50's e 60's, aparece sinalizada como principal característica dessa geração de mulheres, uma disruptura acerca de inúmeros conceitos pré-estabelecidos sobre o comportamento da população feminina idosa. A capacidade de tomar decisões livremente, viajar sozinha, se divorciar e viver novos amores, o empreendedorismo feminino e estilo audacioso, fazem parte do estilo de vida da nova terceira idade.


No Brasil, alguns números são impressionantes! Com 22 milhões de pessoas acima dos 60 anos, representando cerca de 20% do poder de consumo do país, cerca de 80% dessa fatia populacional possui renda própria. Associada a estabilidade financeira, a terceira idade brasileira, em sua grande maioria aposentada, corre por fora do risco do desemprego. Destacam-se ainda como novos hábitos de consumo da terceira idade a participação considerável no mercado on line ( cerca de 50%), o empreendedorismo e abertura de novos negócios, o aumento na prática de atividades físicas e a predileção por qualidade (em produtos e serviços) em detrimento ao preço.

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